Mãos, dedos, unhas e a Artrite Reumatoide

Última atualização: 14/06/2012

As mãos são fortemente acometidas pela Artrite Reumatoide, tiramos essa foto em nossa reunião de 4 anos, escolhemos a mão como símbolo da nossa dor, a foto ilustra o estagio de deformidade de cada pessoa.
No começo da doença a mão espanta porque doe muito, com o passar do tempo, além de dor nos dedos, passamos a observar o desvio dos dedos, as deformidades e sentimos os nódulos reumatoides se formando em nossas falanges (juntinhas dos dedos). Um dia desses reclamei com minha medica que meus dedos estavam ficando tortos, ela disse, “tortos um dia ficarão”; não me conformo com isso.

Lutamos tanto para estabilizar a doença, superamos as dores todos os dias, tomamos tantos remédios e acompanhar o entortar dos dedos e uma agonia, agora eu estou cismada, que minhas unhas também estão diferentes, parece que ficam tortas também, e quando vamos pintá-las observamos que parece que as unhas ficam diferentes, cheias de ondinhas, elevações e lixá-las para que fiquem todas do mesmo tamanho já não e uma tarefa fácil, pois lixamos uma unha que esta olhando para a esquerda e a outra que esta voltada para a direita, e outra se encurvando para dentro, parece bobeira, mas somente a mulher que tem AR sabe o que e isso, simplesmente frustrante.

E ainda falando em mãos. Como dói um aperto de mão! E uma coisa terrível, quando vou cumprimentar alguém, eu gosto de afastar o braço e ofereço o rosto para dar os beijinhos, porque um apertar de mão, dói tanto, ainda mais quando vamos cumprimentar um homem com uma mãozinha esmagadora. Por isso, amigos, não apertem a mão de uma pessoa com AR, de beijinho que não dói!

E anel? E colocar unhas postiças? Eu só me dei conta de que as minhas unhas estavam igualmente se deformando, quando a manicure colou uma unha postiça, foi hilário ver a unha natural  embaixo, totalmente tortinha, acho que foi a primeira vez que observei a mudança da AR na unha.

Ser mulher e ter AR é uma vida cheia de percalços e mudanças, ainda assim, o Grupo EncontrAR tirou essa foto para mostrar que unidos, nos seguimos vencendo o autopreconceito que ainda existem na AR de nao mostrar as mãos. Vamos pintar as unhas tortas, com ondinhas, voltadas pra dentro, mas jamais vamos deixar de cuidar das mãos só porque elas já nao são as mesmas.

Seguimos acreditando sempre na evolução cientifica, quem sabe um dia, os medicamentos serão capaz de impedir totalmente a progressão da AR!!

Essa é nossa esperança de vida!

voltar topo
  • impressão
  • enviar por e-mail
Aviso Legal:

1. As informações contidas neste site tem caráter meramente educativo e não substituem as opiniões, condutas e discussões estabelecidas entre médico e paciente.

2. Todas as decisões relacionadas ao tratamento devem ser tomadas com respaldo do médico responsável pelo acompanhamento clínico do paciente, pois é ele quem mais conhece as particularidades de cada paciente, tendo, portanto, melhores condições de opinar e prescrever a conduta mais adequada.

3. Os patrocinadores não têm nenhuma responsabilidade ou influência sobre o conteúdo do portal.