Lombalgia mecânica

Última atualização: 18/06/2010

De todas as causas de dor lombar a lombalgia mecânica é de longe a causa mais frequente.  *0 % das pessoas apresentará lombalgia mecânica alguma vez durante sua vida, embora somente uma pequena porcentagem procure assistência médica por esse motivo. Caracteristicamente a dor na lombalgia mecânica se produz com o movimento e alivia com o repouso, no entanto ficar na mesma posição (sentado ou em pé) por muito tempo pode provocar dor.
Os pacientes acostumam referir que a dor se inicia por alguma ação específica, uma postura particular ou após um traumatismo menor. Embora a dor se apresente na região lombar inferior também pode apresentar-se dor na coxa até o joelho. A dor da lombalgia mecânica nunca se irradia por debaixo do joelho. A dor  tem um início relativamente repentino, por exemplo, após um esforço muscular que aumenta com a movimentação ou ao carregar pesos e que diminúi com o repouso, preferencialmente deitado. As limitações funcionais mais frequentes incluem dificuldade para subir escadas, agachamento e levantar objetos, em casos mais graves existe dificuldade de deambulação e dificuldade para realizar as atividades do dia a dia.
Ao exame físico pode ser encontrada diminuição da flexão e extensão lombar, em casos graves a musculatura paravertebral pode estar sensível e em contração. Deve ser descartado comprometimento neurológico ou de patologia da pelve ou próstata.
A radiografia é feita para descartar outras doenças vertebrais. Não existe correlação entre sintomas e achados radiológicos.

voltar topo
  • impressão
  • enviar por e-mail
Aviso Legal:

1. As informações contidas neste site tem caráter meramente educativo e não substituem as opiniões, condutas e discussões estabelecidas entre médico e paciente.

2. Todas as decisões relacionadas ao tratamento devem ser tomadas com respaldo do médico responsável pelo acompanhamento clínico do paciente, pois é ele quem mais conhece as particularidades de cada paciente, tendo, portanto, melhores condições de opinar e prescrever a conduta mais adequada.

3. Os patrocinadores não têm nenhuma responsabilidade ou influência sobre o conteúdo do portal.